Cont. (...) 15 Novembro de 1975

(...)

Chega-me agora noticia de que, em dado local, interceptaram um auto-carro da carreira Lobito/Benguela, fizeram apear todos os passageiros e só permitiram que seguissem os que mostrassem possuir cartão de filiação na UNITA.
Tudo serve para humilhar e patentear autoridade com a certeza de que, se não tiverem o apoio de seus chefes, pelo menos não serão por isso molestados. Aos chefes, por seu lado, convém-lhes fazer "vista grossa" a fim de não perderem o apoio ou diminuírem o entusiasmo de seus soldados e militantes.

Muitos dos automóveis que há dias foram roubados ou apropriados pelas tropas do MPLA, para fugirem ou simplesmente para passearem, caíram nas mãos dos membros da UNITA que completaram as suas necessidades com a apropriação de mais algumas pertencentes a brancos daquele Movimento (MPLA), os quais entretanto também haviam fugido.

Deste modo quase ficou resolvido o problema dos transportes desta tropa, e digo "quase" porque, como os carros consomem combustível, surgiu a questão de abastecimento, que afinal não teve dificuldade de maior: a Bem da Nação, qualquer posto de abastecimento ou qualquer particular em transito lhes fornece "voluntaria e gratuitamente" a gasolina necessária.

Vive-se, deste modo, sob o signo do bandoleirismo, característica das organizações terroristas. Realmente e como julgo ter já dito atrás, a UNITA inicialmente formada como organismo terrorista contra a dominação portuguesa, não soube ou não pôde transformar os seus guerrilheiros da mata em soldados disciplinados e urbanos a quem a ordem, disciplina e protecção de suas vidas e haveres.
Por seu turno a FNLA , não obstante descendente da sinistra UPA de má memoria, mostra-se agora com uma faceta mais simpática. Os seus soldados, longe dos antigos assassinos de 15 de Março, são mais ordeiros, e é noticia a sua evolução desde os tempos do puro terrorismo.
Adaptam-se (ou adaptaram-nos) à vida em sociedade e aos seus padrões. Salvo raras exepçoes, não cometem os desacatos comuns à tropa da UNITA. Melhor doutrinados e talvez melhor abastecidos por um apoio logístico mais eficiente, não carecerão tanto de auto-suficiência.
A UNITA, porque mais pobre, nunca se preocupou muito com o abastecimento e equipamento dos seus homens; segue o sistema de cada um arranja-se como puder.