Lobito 8 de Novembro 1975

Outra manhã tranquila. Cidade inteiramente patrulhada pelas tropas ocupantes, que não se coibiram de certa ostentação do armamento de que dispunham.

À tarde entraram na cidade as tropas da UNITA transportadas em auto-carros e camiões, vindos pela estrada de Nova Lisboa. Deram uma volta, à laia de cortejo, pelos bairros brancos do Lobito, e seguiram para igual volta pelos bairros suburbanos.
Acompanhei o cortejo e valeu a pena. Nunca o Lobito (e já cá resido há 26 anos) vi tanta gente nas ruas, se exceptuarmos, talvez, os cortejos do Carnaval. Gente negra, já se vê. Todo o mundo veio à rua, gritando, aplaudindo as tropas que passavam, dançando, braços erguidos com os sinais dos movimentos vitoriosos ( da UNITA e da FNLA).

Um verdadeiro Carnaval!

Saltaram logo as perguntas: Onde está o povo do MPLA ? Onde está a luta popular generalizada ? Onde está o MPLA "único e legitimo representante do povo angolano" ? Toda esta gente vitoria o vencedor por receio de represálias ?
Não creio. A manifestação foi espontânea, não foi preparada nem manipulada, pelo o que o temor poderia obrigar a comparecer mas não a tantas exteriorizações de alegria.
Se alguma dúvida me restava, ficou esclarecida com estas manifestações: o povo, ainda que politicamente mal preparado, mostrou ali a sua escolha. Só a força das armas o fez submeter ao domínio do MPLA, do qual agora saiu alegremente libertado. Nunca o MPLA conseguiu, apesar dos seus "slogans", apesar das suas manipulações de massas, que o povo o apoiasse, que o povo lhe prestasse manifestações de simpatia e, mais que tudo, de simpatia espontânea.